Caro fratello e sorella in Gesù! (Querido irmão e irmã em Jesus!)  Saudações do Itália!!

“com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” Efésios 4:12-13


Um dos ministérios mais importantes na vida de um missionário é o do ensino. Isto é feito de diversas formas, por exemplo através do discipulado no dia a dia, por meio da formação bíblica, do treinamento pratico com vistas ao serviço ministerial e através da teologia. Tudo isto e mais, faz parte da vida de um missionário que visa ter um ministério fiel às Escrituras e frutífero para o Reino de Deus. 

Quando isto acontece o caráter do crente, fruto da obra missionaria cresce, se desenvolve e amadurece. Pode imaginar o impacto deste principio no campo missionário? É tremendo! O missionário, responde ao chamado do Senhor, é enviado pelas igrejas Batistas do Brasil por meio da JMM. Depois no campo, se adapta, aprende uma nova língua, evangeliza por meio de relacionamentos, em seguida o missionário trabalha na formação  dos crentes, membros de igreja que se desenvolvem e se tornam a liderança nacional que aos poucos pode assumir as responsabilidades e o missionário se torna um mentor para estas pessoas, enquanto de uma outra parte, cidade pode reiniciar o processo de plantação de uma nova igreja.

Descrever assim parece fácil. Mas é um processo complexo, longo e muitas vezes complicado. Mas com amor, humildade, perseverança, fé e dependência da graça do Pai Celestial a obra é realizada. 

Algo que não pode ficar em segundo plano dentre outros vários fatores, um dos mais importantes para um missionário é a sua qualificação pessoal. Isto esta ligado diretamente à função de ser um “professor, treinador, evangelista, discipulador, pastor e mentor”. Ufa, quantas coisas! Em tempos como o que estamos vivendo, onde tudo é relativo e a Palavra é diluída, é necessário que o missionário seja apegado à Palavra, que ele seja pratico (Tit 1:9), e seja devoto estudante das Escrituras (1 Tim. 4:13-16). Sem se esquecer de aplicar o ensino na própria vida, desenvolvendo um testemunho eficaz, digno de ser chamado discípulo de Cristo. (2 Tim 2:2; 1 Tim 3:2).

Por este motivo, peço ao querido irmão, irmã e igreja que dobre seus joelhos e ore tanto por mim e minha família. Estamos trabalhando incessantemente para que homens e mulheres se tornem maduros na fé para que aos poucos possam assumir a responsabilidade no ministério. 
Durante a semana estou pregando em Cesena, aos domingos, nossa família esta na missão em Rimini. Enquanto isto, os discípulos dentre eles destaco Emanuel e Giuseppe, juntamente com a equipe do louvor, Enzo, Cornélia, Luciano e Mena ministram o culto ao Senhor e a pregação em Cesena. Sem se esquecer da Escola Bíblica Dominical com os adolescentes Emanuel e Cornélia e com os pequenos temos Nicky, Daniela, Mara e Alessandra.

Orém também pelo casal de voluntários do Brasil, Pastor André e Tania Forcetto, membros da PIB de Santo André, do querido Pastor Marcos Grava que estarão conosco nos próximos dias para ensinar em varias áreas, desde o discipulado, planejamento, liderança, historia da igreja, ministério com mulheres, louvor, etc.

Apresentem também ao Senhor o ministério do Curso de Inglês em Cesena. Aqui temos a irmã, Delia, Nicky e Debora. Em Rimini temos a irmã Miriam, voluntaria. 

Queridos, também orem muito por nossa família, pois servimos juntos ao Senhor. Não é sempre fácil em função dos estudos dos filhos, os quais tem aulas de segunda à sábado e no domingo sempre cheio. Agradeço ao Senhor por minha esposa Anne que esta sempre comigo me apoiando, encorajando, auxiliando, orando e me amando como uma querida esposa e missionária ao meu lado. 

Um outro motivo de oração e agradecimento é pela vida do nosso filho Fernando que no dia 06 de Novembro completou 16 anos de idade!! Se tornou um gigante! Cresceu bastante! Minha oração também é que ele continue crescendo na fé, se tornando um exemplo para seus amigos e um grande instrumento ao Senhor Deus de Amor.

Receba nosso abraço, amor e carinho.

Família Nicodemo. 
Pastor Fabiano, Anne, Fabiola, Fernando e Fabrizio. 


Arrivederci e Dio vi benedica! Em Cristo, Família Nicodemo.
OREM POR  NÓS


•    PAM ITALIA – FAMILIA NICODEMO. Para facilitar, eu criei uma ficha online para a adoção. 
O link é este: http://bit.ly/22ulnMs

Arrivederci e Dio vi benedica! Em Cristo, Família Nicodemo. OREM POR  NÓS!
Missionários dos Batistas brasileiros – JMM. a 18 anos na Itália. (1998-2017)

Realidade espiritual da Itália

Carta Pam de Novembro 2017

Matteo 28:19-20
Andate dunque e fate miei discepoli tutti i popoli battezzandoli nel nome del Padre, del Figlio e dello Spirito Santo, insegnando loro a osservare tutte quante le cose che vi ho comandate. Ed ecco, io sono con voi tutti i giorni, sino alla fine dell'età presente».



Queridos irmãos do Brasil. Espero encontrá-los na alegria e na paz de nosso Senhor Jesus Cristo.Como vemos em Mateus 28, todos nós somos chamados a esta grande responsabilidade de fazer discípulos. Portanto, como família, temos trabalhado incansavelmente para executar o mandado. Durante estes três anos obedecemos à chamada para servir em Valconca e pregar as boas novas do evangelho, que tem sido um desafio que tem nos fortalecido. Graças à Deus, que pôs no coração do pastor Fabiano Nicodemo para nos preparar como discípulos para formar outros discípulos através da oração, estudos bíblicos e estudos teológicos. 

Nosso ministério tem como estratégia, aproximar das pessoas através dos cursos de espanhol, computação, inglês, distribuição de frutas e legumes, evangelização nas ruas e no  cuidado das pessoas idosas. Nos últimos meses, Deus respondeu, trazendo o batizado 5 pessoas, que foram evangelizadas e discipuladas por meio de estudos bíblicos segundo os princípios batistas. Atualmente, estamos na cidade de Rimini para continuar este trabalho missionário bonito, incluindo esta grande cidade que tem tanta necessidade de ouvir e conhecer a mensagem do Senhor. Nosso sonho é ter uma casa ou um lugar onde podemos doar comida à todos os necessitados. Obviamente, cada escolha é ditada a partir das respostas que o Senhor nos da. Durante os meses verão nos transferimos em Rimini aproveitando a oportunidade de trabalho, bem como para trazer a Palavra de Deus nesta cidade, aos colegas de trabalho, às pessoas que passam pelos hotéis onde trabalhamos. Temos recebido pedidos destas e outras pessoas para continuar a nos encontrarmos para falar mais do evangelho. O Senhor encontrou uma casa para nós para alugar em Rimini sem a necessidade de apresentar garantias, além de haver ótima localização, realmente são bênçãos que o Senhor da. Queridos irmãos, agradeço por seu apoio peço que continuem a orar por minha família e pela obra missionaria em Rimini, Cesena e Valconca. 
Deus vos abençoe.

Diacono Massimo e Yaneth Burrasca.

A Itália é um dos campos mais duros à pregação do evangelho de Jesus. Estando aqui posso perceber a dureza do coração do povo italiano. Abaixo você poderá ler algumas informações que provavelmente não imaginava se tratarem da Itália:

A perseguição aos protestantes persistiu por quase 800 anos. As últimas três décadas de liberdade religiosa tem sido encarada com indiferença. O ocultismo é generalizado, é reconhecido que existem 100.000 feiticeiros que dão consultas em tempo integral, três vezes maior o número de sacerdotes católicos. O satanismo é forte no norte, Turim é um dos maiores centros para este tipo de atividade, que inclui orar para a remoção de todos os missionários evangélicos do país. O controle das forças espirituais na Itália nunca foi totalmente expulso em 2000 anos. 

A Igreja Católica Romana poderosa por tanto tempo perdeu nove milhões de membros nesta geração. Sua influência e o número de sacerdotes diminuíram dramaticamente. Muitos italianos desprezam e ignoram a igreja, contudo suas tradições e mente formada permeiam todos os aspectos da vida nacional, e a freqüência à igreja permanece uma das mais altas da Europa. Na sua desilusão, muitos se voltaram para os pensamentos da Nova Era, para as seitas, para o oculto e as drogas. Ore para que essa cegueira espiritual seja removida. 

As infames Máfia Siciliana e a Camorra Napolitana tem se infiltrado em todos os setores da sociedade. Seu poder e influência é tal que toda tentativa legal ou judicial para domar esse monstro tem falhado. Autoridades do governo e líderes, autoridades da igreja, e mesmo o próprio Vaticano tem sido subvertidos, e as atitudes da população em geral envenenada por esse sistema maligno. Crime e extorsão são lugar comum, esta última tem uma receita anual estimada em US$23 bilhões. Este dinheiro e aquele ganho com o lucrativo comércio de drogas é usado para comprar políticos, influência e até mesmo indústrias. Ore por aqueles poucos corajosos que arriscam suas vidas para combater este sistema maligno e introduzir um sistema de governo novo e mais eficaz. Ore para que a sociedade italiana se livre desse cativeiro e seja transformada pelo poder do evangelho. 

Os Setores menos alcançados da população 

As minorias não alcançadas: 


Menos de 2.000 comunidades da Itália tem um testemunho evangélico estabelecido. As outras 31.000 NÃO TEM. 


A parte nordeste da Região do Vêneto com cidades de Veneza, Pádova e Vicenza com 4.380.000 habitantes, mas talvez, com não mais do que 400 cristãos evangélicos. 


A Sardenha, uma ilha no Mediterrâneo com autonomia limitada, tem 1.655.000 habitantes com cultura e língua própria. Exitem somente cerca de 10 igrejas evangélicas, e poucos obreiros cristãos. Desconfiança de estrangeiros, medo, vinganças, o ocultismo e as atividades dos testemunhas de Jeová, tudo fazem com que qualquer campanha evangelística seja difícil. 


As cidades materialistas do norte, Milão, Turim, Bolonha e Veneza tem poucas igrejas. Muitas cidades não tem qualquer testemunho evangélico. 


Estima-se em 400.000 os viciados em heroína, com aumento da incidência da infecção HIV+, apresentam um desafio desesperador e necessário e ainda não suprido pelos evangélicos, com exceção daqueles em Nápoles - CBInternational e outros. 

A Igreja protestante esta fraca e dividida, e demonstra pouco pensamento cooperativo e estratégico entre os líderes, apesar que existem aqueles que procuram mudar essa situação. As igrejas tendem a serem pequenas, introspectivas e muito ignorantes dos desafios bíblicos com missões. No entanto, um crescimento vagaroso e contínuo é evidente. O protestantismo é ainda geralmente tido como uma seita estrangeira, apesar da existência da igreja nativa dos Waldenses, a denominação mais antiga protestante. Essa última esta atualmente unida nacionalmente com os metodistas e alguns batistas e, infelizmente, influenciada pela doutrina liberal. Ore por reavivamento que quebre as barreiras e traga verdadeira unidade espiritual e um impulso para evangelizar a Itália. 

Evangelismo. Os crentes italianos tem mostrado um aumento no entusiasmo para alcance desde 1984. O sul tem sido mais receptivo, sendo a Sicília a mais futífera. Os esforços incansáveis dos testemunhas de Jeová levou-os a um aumento igual aos de todos os pentecostais e carismáticos, e tem complicado e dificultado o testemunho pessoal. 

A falta de líderes cristãos italianos maduros nas igrejas protestantes no níveis nacional e pastoral esta paralisando o avanço do evangelho. Conflitos internos e escândalos devido ao orgulho, busca de dinheiro e poder tem prejudicado o testemunho. Ore por humildade, quebrantamento e unidade entre os servos do Senhor. Ore pelo aumento na ênfase na pregação de santidade interior, unidade familiar e que a vida da congregação local produza frutos nas vidas. Ore também pelas escolas bíblicas e seminários, cinco denominacionais e duas interdenominacionais, e por um aumento no número de estudantes. 

A Itália necessita de missionários, mas que sejam capacitados. A taxa de perdas foi exageradamente alta no passado, sendo que somente 10% em média voltam para o segundo termo. As pressões das forças espirituais e oposição entrincheirada à mensagem do missionário o expõe a qualquer inadequações pessoais. Ore para que saiam ao campo da colheita aqueles com resistência espiritual, maturidade emocional, adaptabilidade cultural e fé dada por Deus. 

População - 57.592.000 (1995) Densidade - 191/Km 

Religião - O catolicismo romano deixou de ser a religião do estado em 1984. Todas a religiões tem total liberdade diante da lei. 

Não Religiosos/outros - 17,7%. Quase todos foram batizados na igreja católica. 

Muçulmanos - 1,9%. 

Judeus - 31.800. 

Baha'I - 5.000 

Protestantes - 1,14% - Crescimento 2% 


Os muçulmanos cresceram rapidamente, através da imigração legal ou ilegal, para possivelmente 750.000, 70% dos quais são do norte da África. Existe pouco alcance específico para eles. 
Os africanos de toda a África ao sul do Saara tem imigrado em busca de trabalho, muitos vivendo em Roma, onde existem cerca de 20.000.


Os albaneses de longa data estabelecidos na Calábria e Sicília, falam seus próprios dialetos arcaicos, mas pouco alcance de longo prazo foi feito. A enchente de jovens albaneses fugindo da caótica Albânia desde 1990 chegam a 30.000. Eles respondem com carinho a ajuda material e espiritual prestada pelas igrejas e missões. Ore por conversões e igrejas. 


As minorias no nordeste. Os friulanos, ladinos, eslovênios, e tiroleses alemães do sul, todos com suas culturas distintas, mas pouco esforço direto esta sendo feito para alcançar esses firmes católicos tradicionais com a mensagem de uma nova vida em Jesus. A Escola Bíblica Vida Nova na Suíça tem desenvolvido um bom testemunho para os tiroleses alemães do sul. 


As minorias gregas e croatas no sul. 

Pr.Fabiano e Anne Nicodemo. 

Carta Pam - Missionarios da Terra

cartas pam - Pr. Fabiano e Anne Nicodemo
Ouça as noticias da obra missionaria da Italia!